Planner 2024 completo com agenda para impressão - Planner 2024 para imprimir - Planner 2024 para download - Planner 2024 para Baixar - Planner Digital 2024 - Planner 2024 PDF - Planner 2024 com Agenda Digital - Arquivo Digital Planner 2024
Finanças

Planner 2024 COMPLETO com agenda: 7 versões prontas para impressão

tendências de moda para 2024 - tendências para o verão 2024 - tendências primavera verão 2024 - tendências de moda verão 2024 - roupas primavera verão 2024 - tendências de roupas para o verão 2024
Como Usar

30 tendências de moda para 2024 – parte 1

Planner 2024 para imprimir - Planner 2024 para Download - Planner 2024 para Imprimir PDF - Planner 2024 para Imprimir em PDF - Planner 2024 Digital - Planner 2024 PDF
Finanças

Planner digital 2024 em PDF: +4 opções de planners para organizar tarefas e compromissos

Planner 2024 para imprimir - Planner 2024 para Download - Planner 2024 para Imprimir PDF - Planner 2024 para Imprimir em PDF - Planner 2024 Digital - Planner 2024 PDF
Finanças

Planner 2024 para imprimir: muuuitas opções de planners digitais para organizar tarefas e compromissos

Tendências de decoração para 2023 - Tendências design 2023 - Tendências arquitetura 2023
Decoração

7 tendências de decoração para esta temporada

produtos de cabelo mais vendidos - produtos de beleza mais vendidos - produtos para os cabelos mais vendidos - marcas de cabelos mais vendidas - produtos mais vendidos para os cabelos
Beleza

TOP 9 produtos de cabelo MAIS VENDIDOS do ano ✨

código consultora cea 2023 - codigo consultora cea 2023- codigo consultora c&a - cupom de desconto cea 2023- cupom de desconto c&a 2023
Compras Online

Código consultora C&A 2023: insira MAINABELLI no campo de consultora

Achadinhos Black Friday 2022 - Achados Black Friday 2022 - Achadinhos de Moda Black Friday 2022 - Achadinhos de Beleza Black Friday 2022 - Achados Celular Computador Black Friday 2022
Beleza

Meu grupo de cupons e descontos no WhatsApp! Entre também :)

tendências sapatos verão 2023 - tendências de sapatos para o verão 2023 - tendências sapatos primavera verão 2023 - tendências sandálias verão 2023 - tendências tênis verão 2023 - tendências rasteirinhas verão 2023
Como Usar

12 tendências de sapatos para esta estação

set 08, 2014

Dicas de Restaurantes no Uruguai

Gastronomia Viagens

Restaurantes no Uruguai – Onde Comer?

Pensar no Uruguai é pensar em comer bem. Sério! Você certamente não ouvirá de alguém que foi ao país uma reclamação sequer sobre a culinária típica – até porque, por sermos países vizinhos, muitos pratos são semelhantes à nossa deliciosa comida brasileira, especilamente a sulista.

Em visita recente ao Uruguai, frequentei alguns restaurantes e registrei devidamente cada um dos pratos para poder mostrar aqui no blog. Bem, não TODOS os pratos, esqueci de um ou dois em dias que a fome falou mais alto, hehe.

Além de dar as dicas sobre os pratos e ambientes, coloquei o site dos restaurantes frequentados, nos quais dá pra ver suas respectivas localizações e menus. Só é uma pena que não possamos sentir o cheirinho dessas maravilhas através das fotografias, porque, olha!, estavam realmente deliciosas. Que tal conferir?

 Dicas de Restaurantes em Montevideo

Onde Comer Uruguai - Don Peperone

Restaurantes em Montevidéu – Don Peperone

O restaurante Don Peperone (em Montevidéu) é uma rede bem famosa por lá e a unidade na qual almoçamos no nosso primeiro dia na cidade fica logo na entrada do Shopping Punta Carretas no bairro de mesmo nome.

Na foto, meu prato: salmão grelhado, pele tostada e as batatinhas empanadas e fritas que deram um toque super especial.

→ Restaurante Don Peperone em Montevidéu

Onde Comer no Uruguai - Dicas de Restaurantes

Restaurantes em Montevideu – Alebrijes

Fugir da culinária uruguaia só será uma boa ideia se esta for substituída por um restaurante Mexicano e o Albrijes é uma bela opção para a troca. A entradinha já é maravilhosa: nachos e molhinhos apimentados, chilli e um creminho com cheddar. Para os pratos principais pedimos burritos com recheio de queijo, tacos recheados com frango e uma sopinha de cebola.

O doce que está na foto acima é um pudim de doce de leite, seguindo a tradição uruguaia, e vale cada caloria ingerida. Juro, é bom demais!

Restaurantes em Montevideu - Alebrijes

Eu e a Frida batendo um papinho! Haha!

A decoração do Alebrijes é um encanto a parte: enfeites de piñatas e muitas Fridas Khalo desenhadas nos encostos das cadeiras. Ambiente descontraído e aconchegante! Como não gostar?

→ Restaurante Alebrijes em Montevidéu

Restaurantes em Montevideu - El Palenque Mercado del Puerto

Restaurantes em Montevideu – El Palenque

O restaurante El Palenque em Montevidéu está situado dentro do Mercado del Puerto e possui um ambiente movimentado, mas gostoso para conversar.

Comemos um prato que vinha com picanha, batatas fritas e um outro com arroz negro com lula que estava incrível – se você, assim como eu, é fã de frutos do mar, vale optar apenas por esse último prato. Agora, se o seu ponto fraco é uma carne vermelha, o primeiro prato vai te agradar bastante.

→ Restaurante El Palenque no Mercado del Puerto em Montevidéu 

Restaurantes em Montevideu - El Peregrino

Restaurantes em Montevideu – El Peregrino

O El Peregrino é um restaurante uruguaio também localizado no Mercado del Puerto com uma forte tradição em parillas. Pedimos um prato que vinha com diferentes tipos de carnes servidas com legumes. O prato em questão era indicado para duas pessoas, mas pela quantidade que veio, comemos em quatro e ainda sobrou muita carne.

De todos os restaurantes foi o que menos gostei, talvez por não ser muito fã de carne vermelha e pelo fato de que foi um dos lugares mais caros que frequentamos, portanto, achei que não valeu muito a pena, sabe?

→ Restaurante El Peregrino no Mercado del Puerto em Montevidéu. – O restaurante não tem site.

 

Onde Comer Uruguai - Restaurantes em Montevideu

Onde Comer Uruguai – Restaurantes em Montevideu – Amaretto

O Amaretto é uma excelente opção de restaurante no Uruguai para quem procura por lanches como hámburguer’s – pela foto dá para perceber que eles vieram super caprichados, né? Era um tipo de X-egg que vinha com queijo, tomate, alface, ovo – claro! – e bacon em um pão com gergelim. Veio servido com batatas fritas bem crocantes. Ok, só de ver essa foto eu já fico com água na boca….

Lá no Amaretto é possível encontrar também uma boa variedade de sopas e snacks doces e salgados como brownies, alfajores, tortas, bolos, pães….tipo uma padaria mais completa e com mesinhas para bater um papo enquanto enche a pancinha.

→ Restaurante Amaretto em Montevidéu no Uruguai

Restaurantes em Montevideu - Fellini - Blog Viagem

Restaurantes em Montevideu – Fellini

Estava faltando na viagem para o Uruguai o meu tipo de prato preferido: as massas! Foi aí que, lá na recepção do hotel em que estávamos hospedados, nos indicaram o restaurante Fellini – expert em massas artesanais.

O ambiente é bem agradável, com decoração rústica e criativa – pratos de ferros, taças com guardanapos coloridos e mantas cobrindo os assentos dos banquinhos. O prato que escolhi foi um sorrentino recheado com presunto, queijo, champignon e depois gratinado. A cozinha uruguaia também é famosa por seu reflexo na culinária italiana e eu que sou a ‘doida das massas’ me realizei ao comer este sorrentino.

→ Restaurante Fellini em Montevidéu – O restaurante não tem site.

Dicas de Restaurantes em Punta del Este

Onde Comer em Punta del Leste?

Restaurantes em Punta Del Este – El Tonel del Puerto

Passamos apenas um dia em Punta del Este e acertamos em cheio na escolha do restaurante. Bem, antes de eu mostrar os comes e bebes, saca só a vista que o restaurante El Tonel del Puerto proporciona aos seus clientes. Tem algo melhor que ver o mar enquanto almoça?

Restaurantes em Punta Del Este

Onde Comer em Punta del Leste? Restaurante El Tonel del Puerto

Agora, prontos para os pratos? Para experimentarmos um pouquinho de algumas opções do menu, pedimos os pratos e dividimos. As entradas escolhidas foram: lulas empanadas e salada de queijo branco e tomate. Para os pratos principais, picanha com batata frita, spaghetti ao molho branco e peixe com purê de batatas.

Estava tão bom que coube sobremesa: um pedaço de cheesecake de morango, um de torta de limão e outro de bolo de chocolate. Ah, e antes que você me pergunte aonde coube tanta comida, logo aviso: ainda teve um cafézinho para acompanhar os doces. #gordinhos

→ Restaurante El Tonel del Puerto em Punta del Este

Dicas de Restaurantes em Colonia del Sacramento

Restaurantes em Colonia del Sacramento - Punta Piedra

Restaurantes em Colonia del Sacramento – Punta Piedra

Passamos um dia em Colonia del Sacramento, uma cidadezinha histórica e belíssima no outro extremo do litoral uruguaio. A escolha de restaurante este dia também foi certeira. O Punta Piedra foi um dos lugares mais baratos que comemos e o meu favorito.

As entradas já eram ótimas: pãozinho com patês de ervas, alho e uma espécie de vinagrete. Para o prato principal: paella!!!! Comemos um prato para quatro pessoas e a quantidade veio exata para que enchêssemos as barriguinhas sem sobrar comida.

Restaurantes em Colonia del Sacramento - Punta Piedra

Restaurantes em Colonia del Sacramento – Punta Piedra

A cerveja que eu e a minha mãe estávamos tomando é a Patrícia, que é uma marca bem conhecida e indicada por lá. Aprovada!

→ Restaurante Punta Piedra em Colonia del Sacramento – Não possui site.

Dicas de Restaurantes - Blog Viagem Uruguai

El Cali Helados Artesanales em Colonia del Sacramento

É clatro que você não pode sair de Colonia del Sacramento sem provar o sorvete de doce de leite in-crí-vel da Sorveteria Calí. Uma dica para quem não gosta de sentir aquele sabor extremamente doce na boca é o de combinar uma bola deste sabor tipicamente uruguaio com uma mais amarga ou refrescante: chocomenta ou chocolate meio amargo são excelente opções.

→ Sorveteria El Cali em Colonia del Sacramento – Não possui site.

Comidas Típicas Uruguai – Alfajor e Doce de Leite

Alfajor Uruguai - Blog Viagem Montevideu

Alfajores Uruguaios. Hmmmmm!

 

Depois de falar e mostrar alguns dos pratos típicos da culinária uruguaia, como as famosas carnes e parrillas e massas, chegou a hora de falar das sobremesas e principais doces do país: alfajores e doces de leite.

A variedade é gigante! Diversas marcas e tipos de sabores, com chocolate ou com glacê, pouco doce, mais intenso ou mais amargo. A De Las Sierras de Minas é a indústria e marca mais antiga de alfajor do páis e seu gosto faz jus a sua tradicição. Mas todas as marcas que experimentei eram boas, sem exceção.

Doces Tipicos do Uruguai - Doce de Leite

No Uruguai tudo tem doce de leite….

TUDO tem doce de leite. É sério…mousses, flans, pudins, crepes, sorvetes, bolos, brownies, panquecas, alfajores – claro! – e diversos outros docinhos. Agora, pergunta se eu me enjoei? Nem um pouquinho. Confesso!

 Comidas do Uruguai – Vinhos e Azeites

Comidas do uruguai - Vinhos e Azeites

Comidas do uruguai – Vinhos e Azeites – Degustação My WIne Boutique

Além das carnes e do doce de leite o Uruguai tem se tornado um grande produtor de vinhos e azeites que estão sendo reconhecidos internacionalmente.

No hotel em que nos hospedamos – o My Suites Boutique Hotel & Wine Bar – eles oferecem uma degustação de vinhos e azeites com direito a uma assessoria de um sommelier especialista no assunto explicando cada um dos sabores e proporcionando uma excelente experiência. Foi uma delícia!

E o café da manhã no Uruguai, hein?

Blog - Viagem Uruguai

Café da Manhã no Uruguai

O café da manhã nos hotéis uruguaios é bem semelhante aos nossos: pães, queijos, croissants, cream cheese, manteiga, salame, presunto, saladas de fruta, bolos, iogurtes, leite, cereais…

Do que não é tradição aqui – mas muita gente também come no café da manhã – tínhamos bacon e batatas cozidas. Além disso, para combinar com a culinária uruguaia, muito doce de leite em recheios de tortas, bolos ou puro mesmo. Ah, e claro, muito alfajor!

A única coisa que não curti muito foi o café. Em todos os lugares que consumi minha bebida predileta senti falta do delicioso cafézinho brasileiro.

Curiosidades e Dicas sobre a Comida Uruguaia

♦ Há uma lei no Uruguai em que, em restaurantes, bares e nos hotéis, não há o incentivo do uso do sal. Não é proibido, claro, mas por ser prejudicial o governo uruguaio resolveu que não favoreceria o consumo. Portanto, a comida é pouquíssimo salgada, mas se você quiser colocar uma pitadinha extra em seus pratos, basta pedir para o garçom trazer o condimento.

♦ Comprar roupas, sapatos e lembracinhas no Uruguai pode sair bem barato. Mas, fazer compras de alimentos nos supermercados é bem mais caro se compararmos com os preços dos mercados brasileiros.

♦ Assim como contei no post sobre “Pontos Turísticos de Montevideu“, os uruguaios tem a tradição de tomar chimarrão. Se quiser apreciar esta bebida quentinha tão querida também pelos gaúchos, peça por “mate” e não pelo nome conhecido por aqui. Do contrário, bem, não te entenderão….rs.

♦ Os uruguaios que me desculpem – e os italianos também – mas nunca vi uma pizza melhor que a de São Paulo – cof, cof. Lá no país hermano algumas pizzas são quadradas e a massa é mais emborrachada que a nossa.

Dos três lugares que comemos esta massa, o único que gostei foi a consumida dentro do restaurante do Cassino Carrasco. Mas, ainda assim, não há comparação nem com as mais baratas das pizzas paulistas.

♦ Em todos os cardápios dos restaurantes que fomos só encontramos sucos de sabor laranja e mais nenhum tipo de fruta. De qualquer forma, eram bem saborosos.

♦ Tenho uma amiga vegana e pensei muito nela durante a viagem. Afinal, a culinária Uruguaia é inteiramente baseada em carnes, leite e seus derivados. Encontrei algumas poucas opções vegetarianas nos menus dos restaurantes e depois de fuçar na internet encontrei também um post com dicas de Restaurantes Vegetarianos em Montevidéu. Se esta for a sua filosofia, vale checar este post no blog Viver Uruguay.

Depois de ficar com água na boca, se você também quiser acompanhar a saga da minha viagem para o Uruguai aqui no blog é só acessar a TAG de mesmo nome, fechado? 😀

Posts relacionados à esse que você leu

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

9 Comentários

  • florencia
    23 jul 2015

    FELLINI ES EL MEJOR RESTAURANT DE COCINA ITALIANA EN MONTEVIDEO

  • tamaragallas
    09 set 2014

    Que chiqueeeeee! Amei as dicas… e esse post me deu fome 😀 HAHAHAHAHA
    Beeeijo, lindona <3

    http://www.tamaragallas.com.br

    • Mainá Belli
      18 set 2014

      HAHAHAHAHA! Ah, que bom que curtiu Tamara! <3

      Obrigada e um super beijo pra ti :*

  • Giselle Arruda
    09 set 2014

    Que post maravilhoso! Com detalhes importantes para quem apostar numa viagem ao Uruguai. adorei! bjs. Gi. Ah! e nada de sal hein?

    • Mainá Belli
      09 set 2014

      Eee, que bom que curtiu o post, Gi! A ideia é essa, mostrar cada passo no Uruguai 😉
      Muito obrigada e super beijo :*

  • Mulher Super Fashion
    08 set 2014

    Depois fala que sou mal kkkkk que delícia! Como todos, lindaaaa kkkk um beijo linda.
    http://www.mulhersuperfashion.com

    • Mainá Belli
      09 set 2014

      Foi uma vingancinha, viu? hahaha 😛
      Que bom que curtiu, super beijo lindona! :*

  • veerinha
    08 set 2014

    Adorei Má!
    Essa ~série~sobre o Uruguai tá despertando uma vontade de ir conhecer! Além disso, eles são cheios do meu doce favorito (pelo que você falou no post): o doce de leite <3
    Beijos e #partiucomer

    • Mainá Belli
      09 set 2014

      Oba!! Essa era a intenção, haha. Mostrar o quanto vale a pena conhecer esse país tão próximo da gente e tão incrível! <3

      Ah, menina, cê vai amar então! Tem doce de leite em TUDOOO!

      beijonn :*