VIPREVIEW – Verão 2018
Semana passada fui conferir de pertinho mais uma edição do Vipreview, que é o evento que a Vicunha Têxtil arma semestralmente para lançar as principais tendências em jeanswear das próximas estações.
O mais bacana deste evento é que podemos nos relacionar com as tendências de várias maneiras. Além do contato com índigos, brims e sarjas e com as peças em jeans já expostas no showroom da Vicunha, os convidados tem a oportunidade também de assistir palestras e desfiles técnicos. Nenhum detalhe foge do nosso olhar!
Aproveitei que estava por lá para gravar um vlog bem rapidinho para que você também possa ter este contato mais próximo com os tecidos e peças que farão parte do nosso dia a dia no verão 2018. Dá uma espiada!
Tendências Jeans Verão 2018
Diante de um mundo em constante transformação, os apontamentos para o verão 2018 sugerem uma estação ainda mais plural e consciente. Agora mais do que nunca, a energia das novas gerações vem como forte influência.
A Vicunha costuma dividir as tendências de moda em quatro temas. Os desta temporada de verão 2018 são: a Buzzy Disrupt, que traz uma visão divertida e autêntica do mundo intensificando a individualidade e o humor ao dia a dia; a tendência Z Nation reforça o poder do mundo virtual, constituindo uma nova realidade onde os códigos dominantes são o esporte e a tecnologia; a Open Sea que traz uma crescente preocupação com o planeta, sugerindo o mar como reflexão para situações humanitárias; e, por fim, a Bio Society que sugere a agricultura como o pensamento central do tema. Saiba agora um pouco mais sobre cada uma destas macro-tendências influenciando shapes de peças e lavagens de jeans!
Macro-tendências VIPREVIEW
Na macro-tendência Open Sea formas clássicas do jeanswear, como a jaqueta trucker, aparecem em volumes amplos. Destaque também para as pantalonas e clochards com cintura alta e marcada. Composições de fibras vão das naturais às mais tecnológicas, com propriedades que potencializam a respirabilidade. O oceano inspira aqui todas as nuances de índigo, do raw ao mid blue até o delavé. Os azuis são trabalhados em um aspecto clean, em visual limpo ou delicadamente manchado.
Na macro-tendência Bio Society os shapes vem inspirados nos anos 70. Natureza e sustentabilidade são os fatores mais importantes, tendo o raw denim como principal escolha. Compostos por fibras naturais ou fios reciclados, os tecidos fazem alusão à ecologia, ao bem-estar e ao consumo consciente. No denim, bases leves em 100% algodão e com efeitos maquinetados elaborados em padrões gráficos dão o clima vintage e campestre.
Na trendy Buzzy Disrupt o conceito de upcycling continua a ser referência forte para a moda e as criações exprimem o estilo utilizando a junção de variadas formas e materiais com pegada streetwear. Shapes clássicos do jeanswear como coletes, jaquetas e calças são reconfigurados e ganham um toque de romantismo divertido e leve. Do conforto ao super clássico, o strech é essencial aqui para as criações no denim, que prezam por liberdade e movimento. Neste contexto, o inacabado e o destruído são valorizados. Rasgos e puídos manifestam-se em lugares não convencionais e junto a efeitos manchados, bigodes localizados e suaves dirtys criam um ar experimental, vintage e anárquico.
Na última das macro-tendências para o verão 2018 da Vicunha Têxtil, a Z NAtion, a energia e movimento são fundamentais para o mood composto por roupas inspiradas em esportistas contemporâneos. As criações trazem o estilo athleisure como assinatura oficial e shapes que expressam dinamismo e muita atitude. No jeanswear, o toque retrô-futurístico da tendência é alcançado por superfícies que apresentam o contraste de texturas e pequenas manchas feitas com processos como o acid wash e efeitos marbled.
Assim, o jeanswear chega no verão 2018 com um mix de referências e múltiplas influências valorizando sempre o conforto, a tecnologia e a autenticidade.
Super beijo, Mai. ♡
———-—————————————————-
Me acompanhe também nas redes sociais:
Comente com o Facebook