Lojas virtuais invadiram a rede como um BOOM, com as mais diversas plataformas, design e opções favoráveis aos consumidores. Se bem administradas, um bom negócio.
A maioria dos compradores virtuais já passou daquela fase onde se vê em dúvida sobre comprar livros, aparelhos eletrônicos ou filmes. A maioria de nós confia nestes e-commerces e passa o cartão sem pensar duas vezes! Acontece que, quando o assunto é moda, a mentalidade ainda é outra para muita gente. A questão não é a confiabilidade, e sim aquelas dúvidas mais frequentes: “Será que vai servir?” “Será que posso trocar?”. Pensando nisso, listei algumas dicas infalíveis na hora de comprar online e pagar por um preço justo!
1 – A loja nas redes sociais
Uma das principais coisas a se fazer antes comprar pela internet é ver a confiabilidade da empresa. Nesse quesito as redes sociais ajudam – e muito. Por lá sempre dá pra ver os comentários dos consumidores, se estão satisfeitos ou não, se a mercadoria chegou e se tudo veio conforme o esperado. Pode-se, principalmente, avaliar o relacionamento entre os clientes e a marca; vendedores atenciosos e que resolvem os problemas que os compradores enfrentaram, ganham vantagens na hora de decidir por uma loja ou outra.
2 – Política de Trocas e Devoluções
É o segundo ítem para avaliar antes de realizar sua compra. Toda empresa DEVE ter uma política de trocas e devoluções – se estiver em dúvida mande um e-mail para o vendedor. Você deve estar ciente sobre qual a maneira que a troca poderá ser feita, se eles arcam com o frete e se, no caso de devolução, eles ressarcem o valor total ou parcial da compra. Cheque também a seção de prazos pois, especialmente em lojas em que há importação de produtos, eles podem demorar até meses pra chegarem no Brasil e então na sua casa.
3 – PayPal e PagSeguro
São práticos, funcionais, seguros e a maioria dos e-commerces tem a opção de pagar através de um desses sites – basta um cadastro bem simples e sua conta já é aberta. Com eles, no caso do produto não chegar na sua casa, você pode solicitar a devolução do dinheiro. Além disso, evita que as empresas tenham acesso direto ao número da sua conta.
O PayPal é americano e só aceita cartão internacional; o PagSeguro é brasileiro. Se a loja virtual tiver uma dessas opções, não hesite em escolher entre uma delas.
4 – Frete
Se a sua dúvida é em relação ao valor do frete o importante é saber se compensa. Se for muito alto tem que colocar os valores na balança e ver se o produto que você quer comprar é relevante ou não – especialmente em sites nacionais, compras gringas tem em geral um custo mais elevado de frete, afinal, a distância tende a ser maior também. É aquela velha história de “custo x benefício”.
5 – Atenção às medidas
Uma t-shirt, por exemplo, se tiver a medida da circunferência do busto e bater com o seu tamanho então dificilmente ela não servirá ou ficará com um caimento ruim. O mesmo serve para cardigãs e suéters. “Partes de baixo” (os bottons) são mais difíceis de definir se servirão ou não, daí é legal perguntar ao vendedor (caso não esteja descrito no site), além do tamanho quadril, quais as medidas da coxa e a altura do gancho. Ajuda bastante!
Quando for tirar suas medidas e compará-las com as do site, leve sempre em conta uma margem de erro de 2 centímetros; é comum que isso aconteça de peça para peça na hora do corte e montagem, lá na confecção.
Peças de tamanho único são um perigo apenas para quem é muito pequena, tem ombros estreitos ou pra quem está muito acima do peso. Cavas muito largas ou botões que não fecham não ficam visualmente apresentáveis.
É muito válido também descobrir qual o tecido da peça que você está levando. Tecidos sintéticos tendem a ser mais baratos do que tecidos naturais, assim, se você estiver pagando mais caro em uma peça de seda, por exemplo, saberá o porquê do valor. Além disso, uma camiseta de algodão é muito mais confortável do que uma em poliéster. Sempre!
6- Peças exclusivas
Se é o caso de uma peça exclusiva ou muito diferente o investimento quase sempre vale a pena. Tem peças de roupas e acessórios que a gente acha ‘fuçando’ nas lojas virtuais e que dificilmente encontramos em lojas físicas – às vezes por serem exclusivas mesmo e outras por serem importadas. Tem muita peça que é tendência lá fora mas que no Brasil ainda não, assim você pode adquirir algo antes de virar febre por aqui.
Falando então, particularmente, esse é o item no qual eu mais me apoio na hora de comprar online: a exclusividade!
Algumas dicas bastam para que a gente se apaixone de vez pelas lojas virtuais de moda. Em um próximo post listarei algumas que são confiáveis, com preço justo e que trazem peças lindas e únicas!
Comente com o Facebook