Fazer uma tattoo com um significado bacana ou apenas por estética – por que não? – acabou se tornando uma das maiores formas de comunicação corporal desta e, arrisco eu, das futuras gerações. Os requisitos pré-tattoo são aparentemente simples: escolher com muito cuidado o local que a tatuagem ocupará em seu corpo, optar por um estúdio confiável, escolher um tatuador que apresente em seu trabalho traços característicos ao desenho planejado e, principalmente, fazer a si mesmo a mais essencial das perguntas “Será que eu quero este desenho em meu corpo para o resto da minha vida?”. Tatuagens são definitivas e suas escolhas devem seguir o mesmo raciocínio, certo?
E se os cuidados durante os preparativos são mais psicológicos, no pós-tattoo eles exigem ações. Recentemente fiz minha terceira tatuagem e acabei pegando uma alergia feia na região, mas executei todos os cuidados possíveis indicados pelo tatuador e agora ela já está quase cem-por cento cicatrizada e sem falhas em seu contorno. Coçou muito e confesso que não comer comida japonesa por duas semanas me deixou chateada! Mas, olhando pelo lado bom desta história, todos os excessos de proteção e tratamentos resultaram neste Guia da Tattoo, com dicas valiosas para futuros tatuados que eventualmente terão dúvidas sobre como cuidar dos seus desenhos corporais. Que tal conferir?
P.S; Não sou tatuadora e nem dermatologista, portanto este texto é inteiramente baseado nas minhas experiências. Em caso de alergia extrema consulte um médico especialista. Não coce a região, não compre pomadas e remédios sem prescrição e resumindo: cara, não seja um(a) cabeçudo(a)! 😀
5 cuidados para evitar alergia tatuagem
1. Cuidados com a Proteção no Pós-Tatuagem
Assim que a tatuagem estiver finalizada o tatuador protegerá a região com um pedaço de filme plástico para evitar o contato da pele com microrganismos presentes na atmosfera ou até mesmo com outras superfícies.
Você deve permanecer por algumas horas com o curativo para que o sangue estanque e a cicatrização se inicie. Fique apenas pelo tempo indicado pelo especialista, pois a região tende a ficar úmida e quem não escapou das aulas de biologia no colégio sabe que é na umidade que as bactérias se proliferam.
2. Passo a Passo da Cicatrização e da Hidratação da Pele Pós-Tattoo
Alguns tatuadores indicam o uso de hidratantes neutros na região, outros indicam a pomada Bepantol Derma ou Bepantol Baby, alguns indicam o Cicaplast Baume B5 da La Roche Posay e outros ainda preferem a Nebacetin. Meu tatuador, por exemplo, indicou esta última, mas acabei adquirindo uma alergia à pomada e logo tive que substituí-la pela Bepantol. Esta funcionou muito bem no meu caso, já que eu estava com a pele extremamente ressecada e ela possui em sua composição a vitamina B5 que auxilia no processo de hidratação.
Nos links acima + exemplos de pomadas com vitamina B5 em sua composição. Lembre-se sempre de consultar um dermatologista.
O indicado é passar a pomada três vezes ao dia, lembrando sempre de lavar com água fria a região para eliminar todos os resquícios anteriores de pomada velha. Pense comigo, a tatuagem nada mais é do que um ferimento na pele, por isso seu corpo trabalhará para curá-lo e então, quanto mais hidratada e limpa ela estiver, melhor será a cicatrização.
VEJA TAMBÉM: CUPOM DE DESCONTO UBER 2018
+ Cuidados pós-tattoo
3. Cuidados na hora de dormir e na hora do banho depois do procedimento da tatuagem
O filme plástico deve ser usado durante os primeiros dias na hora de dormir para evitar que a tattoo grude no lençol. Na hora do banho proteja-a também com o filme plástico e evite banhos muito quentes para não ressecar a região.
4. Casquinhas e coceiras na tatuagem
Não retire as casquinhas que se formarão, elas fazem parte da cicatrização e se você cutucá-las correrá um grande risco de danificar a coloração da sua tatuagem.
Sim, vai coçar muito! Mas, é de extrema importância que você não arranhe a região, já que isso pode causar irritabilidade e interferência nos traços do desenho, deixando-o com imperfeições.
5. Cuidados com a alimentação pós-tattoo
Aproveite para fazer uma dieta, pois os alimentos gordurosos devem ficar fora do seu cardápio durante pelo menos 15 dias após a tattoo ser feita. E a lista inclui chocolates, carne de porco e derivados, ovos, cafeína, amendoim, peixes e frutos do mar.
Há controvérsias, com tatuadores que afirmam que esta história de alimentação rigorosa é balela, mas evitar é melhor do arriscar uma alergia, certo?
6. Nada de Sol, mar ou piscina após o procedimento da Tatuagem
Estão proibidos os banhos de mar, piscina e exposição ao Sol por pelo menos um mês após a tatuagem ter sido feita. Depois que esta estiver completamente cicatrizada é indicado o uso diário de protetor solar e na praia de bloqueadores. Afinal, tattoo esverdeada e com aparência envelhecida está longe de ser algo charmoso.
Lembre-se de que a sua tattoo o acompanhará para sempre, por isso estes cuidados são essenciais e – vamos combinar – muito fáceis de serem seguidos, né? <3
Comente com o Facebook