Dando continuidade ao nosso especial SPFW que antecipa as tendências para a Primavera e Verão 2016, hoje os destaques são os desfiles do terceiro dia de evento: as grifes Alexandre Herchcovitch, Ronaldo Fraga e a Colcci – que fez burburinho ao trazer o último desfile da carreira da poderosa Gisele Bündchen. Vamos lá?
* Todas as fotos originais desta matéria foram retiradas do Portal FFW. Os textos são de responsabilidade e autoria da editora do blog. Caso queira usá-los, favor creditar devidamente.
Tendências SPFW Primavera Verão 2016
Alexandre Herchcovitch – SPFW Primavera/Verão 2016
Alexandre Herchcovitch trouxe para sua coleção de Verão 2016, segundo o FFW, inspiração numa antiga tradição japonesa de mulheres pescadoras de pérolas, além das ondas, algas e um clima marítimo.
Algumas das peças-chaves são os chemises de modelagem quadrada, hot pants usadas ora com casacos grossos, ora por baixo de saias mídi com transparências, casacos pesados e acinturados com faixas grossas e mix de babados e texturas. Na cartela de cores estão tons neutros como branco, caramelo e preto, com pitadas de azuis e laranjas e pontos metalizados – uma coleção sofisticada com um trabalho minucioso de modelagem.
Ronaldo Fraga – SPFW Primavera/Verão 2016
Um tema que está em alta, como as sereias e o fundo do mar, nas mãos de um estilista como Ronaldo Fraga, só poderia render uma coleção autoral, ousada e rica em detalhes. Aqui as sereias são brasileiríssimas, assim como as mulheres de Ronaldo Fraga.
Pelas imagens podemos ver – ao fundo, como parte do cenário do desfile – mulheres de corpos reais com os seios de fora, usando as caldas clássicas das sereias para celebrar todos os tipos de beleza; Estavam ainda sentadas em pneus, chamando a atenção para a poluição ambiental, em especial, dos mares e oceanos.
Entre os highlights da coleção estão peças com camadas de babados, transparências dadas por tramas mais abertas em fios rústicos, peças inteiramente bordadas com paetês, assimetrias e um trabalho manual muito sofisticado, vide o último bloco do desfile que trouxe peças em um tecido com fios de efeito sanfonado. Autoral, diferente e muito sofisticado.
Colcci – SPFW Primavera/Verão 2016
Impossível falar da coleção de Verão 2016 da Colcci sem repetir aquilo que todo mundo já comentou, já escreveu, já televisionou: o marco da última passarela de Gisele Bündchen. A top abriu o desfile com um vestido frente única bem solto ao corpo feito de um tecido leve com detalhes em recorte a laser na barra e fechou a apresentação com um vestido mídi, com recortes no busto, listras grossas na saia e, por baixo, um strappy bra mostrando, de uma maneira que temos visto bastante por aí, de lingerie em evidência, como um acessório.
Entre as peças chave e principais detalhes da coleção estão as bermudas de cintura alta e calças cropped combinadas com tops de mangas tipo sino, conjuntinhos estampados, vestidos em linha A, maxi-coletes de cavas largas, jaquetas em tecidos plasticados e mais um pouco dos tais cut out bras – também conhecidos como strappy bras ou sutiãs de tiras.
No final do desfile, tops como Fernanda Tavares, Ana Claudia Michels e Carol Ribeiro entraram, junto com a equipe Colcci, vestindo jeans e camisetas com caricaturas de Gisele em uma bonita homenagem à top que, apesar de abandonar as passarelas, ainda causará muito burburinho no mundo da moda.
Comente com o Facebook