Seja para comprar um bem mais valioso como um imóvel ou um carro, para planejar uma viagem, redecorar a casa ou até mesmo para realizar sonhos de baixo custo, é extremamente importante ter um planejamento efetivo de economia de din din e garantir no futuro uma vida financeira mais saudável.
A realidade é que, muitas vezes, as pessoas não conseguem juntar dinheiro todos os meses e precisam de grana extra para algum projeto grande – inclusive, para isso, existem também empresas que fazem empréstimo para negativado de maneira efetiva.
O bacana é ter sempre em mente que, com foco e determinação, é super possível juntar dinheiro. Dá uma olhadinha!
7 passos para juntar dinheiro hoje mesmo
1. Anote todos seus gastos: escolha um planner financeiro, crie uma tabela de gastos no Excel ou use apenas uma simples folha de papel – o importante é anotar absolutamente todas suas despesas mensais. Ao escrever tais gastos fixos e variáveis você consegue ter uma visão clara de onde está gastando a mais do que poderia e enxergar com clareza em quais setores poderá economizar.
Ah, e vale frisar aqui que é preciso anotar realmente TUDO, desde o aluguel e a conta de luz, até o cafézinho que tomou na padaria. Das maiores as mais “irrelevantes”.
2. Corte gastos supérfluos: ao anotar todos seus gastos vai ser possível iniciar o segundo passo do desafio de juntar dinheiro, que é o de cortar despesas mais supérfluas. De pouquinho em pouquinho é possível economizar muuuito dinheiro no fim do mês.
3. Pague suas dívidas: é extremamente importante que você pague suas dívidas. Converse, negocie e corrar atrás de quitar débitos e juros. A dica é começar pelas dívidas de maior valor e não deixe que esta situação se torne uma “bola de neve”.
4. Estabeleça objetivos e prazos: anote também seus objetivos, razões pelas quais está juntando dinheiro. Deixe essa anotação sempre à mostra para que consiga fazer o exercício de visualizar e então manter a disciplina. Defina também os prazos para cada um dos objetivos, lembrando sempre de ser realista e criar prazos possíveis.
5. Estabeleça a quantidade e local que vai guardar o dinheiro: analise a quantidade possível de dinheiro que conseguirá juntar a cada mês e o tempo que precisará para juntar o suficiente para realizar os objetivos que traçou. Os especialistas financeiros garantem que o ideal é guardar de 10 à 30% do seu salário.
Ah, e é preciso também avaliar o local em que vai guardar o dinheiro para que ele renda. Para quem ainda não é experiente no assunto, vale a pena pesquisar sobre os títulos do Tesouro Direto, que são investimentos seguros e que rendem mais que a poupança.
6. Aumente sua renda: para juntar mais dinheiro, que tal ganhar mais dinheiro? Crie cursos online, dê aulas particulares, venda roupas e objetos online… Qualquer opção de renda extra é válida. Ah, e vale a pena pedir um aumento no seu emprego atual, viu?
7. Comece hoje mesmo: não deixe para amanhã. E, acredite, cada troquinho faz diferença à longo prazo!
Super beijo, Mai. ♡
————————————-
Me acompanhe também nas redes sociais:
Comente com o Facebook