Recentemente participei de um conteúdo colaborativo, a convite da mybest Brasil, com indicações de brechós imperdíveis em São Paulo. Para quem ainda não conhece, a mybest Brasil é um site de recomendações de produtos e serviços com parte dos artigos escritos por especialistas e criadores de conteúdo. O objetivo deles é ajudar os leitores a fazerem boas escolhas de consumo com base em indicações de itens, espaços e serviços já testados e aprovados.
Ainda mergulhando no universo do consumo consciente e da moda circular, resolvi listar 5 vantagens de comprar em brechós, além de dicas extras para adquirir roupas, bolsas e sapatos de maneira inteligente: quais as melhores opções? Como garimpar de maneira certeira? Devo optar por itens atemporais ou tendências? Te conto tu-di-nho a seguir!
Confira o conteúdo colaborativo na mybest Brasil – Brechós em São Paulo: confira 6 endereços imperdíveis
5 vantagens de comprar em brechós:
1. Ressignificar peças antigas. A moda é cíclica e, de temporadas em temporadas, peças que estiveram em voga em um determinado período, década ou estação podem voltar como tendências atuais. Por que não entregar à peça um novo ciclo de vida e, de quebra, atualizar seu uso trazendo informação de moda aos queridos “looks do dia”? Afinal, já existe tanta coisa linda por aí, né?
2. Economizar din din. Peças de brechós costumam ser mais acessíveis que as de coleções atuais, vendidas nas lojas e e-commerces tradicionais. E vamos combinar que economizar dinheiro é sempre uma boa vantagem, né? Inclusive, com pesquisas e olhar apurado, é possível encontrar peças de extrema qualidade que foram pouquíssimo usadas. Em muitos casos há até mesmo a possibilidade de comprar peças ainda etiquetadas. Basta uma leve garimpada para você se surpreender com o tanto que as pessoas descartam roupas e acessórios com facilidade.
3. Encontrar peças vintage. Para quem coleciona itens de moda ou sonha com a aquisição de bolsas e sapatos que marcaram época, comprar em brechó pode ser uma ótima alternativa. Garimpando em locais especializados é possível encontrar jaquetas, casacos e vestidos usados por ícones da moda em determinada década ou ocasião. É claro que este tipo de achado costuma ter custos mais altos. Mas, para as fashionistas de plantão o benefício da peça pode superar o preço. Ah, e cuidado com as falsificações, tá? Verifique sempre a idoneidade do brechó que está comprando e seu tempo de atuação. Prefira ainda aqueles que são especialistas no assunto.
4. Sustentabilidade. A indústria têxtil produz toneladas de lixo todos os dias. Sem contar os inúmeros gastos de água e energia nos processos de fabricação desde os tecidos e materiais, até a lavagem, tingimento, impressão e acabamentos das peças.
O descarte desenfreado de itens têxteis também é uma grande questão. Segundo dados da Exame, cerca de 39 mil toneladas de roupas são levadas para aterros sanitários no deserto do Atacama, no Chile, TODOS OS ANOS. Doí só de imaginar, né? É claro que é preciso ir muito além das compras em brechós. Mas se você não sabe por onde começar para ajudar, garimpar itens usados é uma maneira fácil e simples de praticar a sustentabilidade.
5. Exclusividade. Diferente das peças de coleções atuais das fast-fashions, dificilmente você encontrará alguém usando o mesmo modelito que aquele seu achadinho de brechó. E essa dica é perfeita para festas e outras ocasiões que pedem maior exclusividade de look.
4 dicas extras para comprar em brechó:
Além das vantagens de comprar em brechós, para garantir que está realizando um bom negócio, vale atentar-se às dicas a seguir:
- Seja em compras em brechós ou em qualquer outro tipo de estabelecimento, é importante checar a etiqueta de composição da peça. Tecidos naturais como linho, algodão e lã tendem a garantir maior durabilidade e qualidade. Além disso, também entregam maior conforto durante uso ao longo do dia.
- É importante também ficar de olho nos acabamentos das roupas, visando sempre, além do tecido, o primor nas costuras, detalhes e aviamentos.
- Antes de comprar a peça avalie se ela combina com seu estilo e funciona para seu dia a dia. Não adianta optar por brechós e “comprar por comprar” acumulando peças. Tente fazer ao menos três combinações de looks com itens que já tem no seu guarda-roupa. Esse exercício é excelente para controlar impulsos consumistas e comprar de maneira inteligente.
- Quando falamos de compras em brechós online, vale a pena pedir por mais informações dos itens. Na dúvida do material, peça para ver a etiqueta de composição. Lembre-se também de checar se as suas medidas batem com as das peças escolhidas.
Mainá Belli
Me acompanhe também nas redes sociais:
INSTAGRAM | PINTEREST | FACEBOOK
Comente com o Facebook