Com os cuidados certos, agora ficou mais fácil manter o brilho e a definição dos cachos.
Ter cabelos cacheados e saudáveis já foi uma tarefa difícil. Os diversos produtos de beleza dispostos em prateleiras anteriormente favoreciam somente os fios lisos. Felizmente, hoje é possível ter acesso a produtos e métodos para manter a saúde dos cachos. Nesse sentido, é importante conhecer as técnicas de Low Poo e No Poo e aproveitar os seus benefícios.
A cabeleireira inglesa Lorraine Massey foi quem desenvolveu o Low Poo e o No Poo, que fazem parte do seu livro “The Curly Girl Method” – “O Método da Garota Cacheada”, em português. Com esses cuidados, tornou-se possível ter cabelos mais bonitos e fortes. Devido às suas vantagens, a técnica já está sendo utilizada em diversos países e acabou fazendo sucesso entre todos os tipos de cabelos.
O que são as técnicas de Low Poo e No Poo?
Low Poo significa “Pouco Shampoo”, e No Poo, “Sem Shampoo”. Basicamente, as técnicas surgiram com a necessidade de alternativas de limpadores que não danificam os cabelos cacheados e crespos, sendo naturalmente mais secos. Isso acontece devido à curvatura dos fios, que impede que a hidratação promovida pelo couro cabeludo chegue em todo o comprimento. Dessa forma, o uso de alguns produtos pode agravar o seu ressecamento.
No Low Poo, os produtos são desenvolvidos com sulfatos mais leves que os convencionais, que fazem uma suave espuma limpando os cabelos sem causar ressecamentos. Já no No Poo não se faz o uso de sulfatos, pois são utilizados outros produtos, como, por exemplo, os cremes de limpeza que possuem outros agentes de limpeza.
Low Poo e No Poo: passo a passo
Primeiramente, é preciso verificar os componentes dos produtos que estavam sendo utilizados. Essa ação é importante, pois alguns ativos não são compatíveis com produtos que não possuem sulfatos mais fortes. Para uso do Low Poo, não são liberados produtos que possuem compostos químicos, como óleos minerais, parafinas líquidas e petrolatos. Já o No Poo é incompatível com os mesmos componentes e com silicones insolúveis.
O uso desses componentes forma um filme no cabelo que apenas produtos mais fortes conseguem remover. A permanência e o acúmulo dessa película podem afetar negativamente a condição capilar. Se for constatado o uso desses cosméticos capilares, é necessário fazer um “detox” no cabelo com um shampoo antirresíduos. Dessa forma, será promovida uma limpeza intensa em toda a estrutura dos cabelos.
Após esses passos, é possível fazer o uso do método de forma segura e eficaz, e o modo de usar é bem simples! Assim como os outros tipos de limpadores, é preciso aplicar o produto no couro cabeludo e massagear bem, em seguida enxaguar removendo completamente qualquer resíduo. Após essa lavagem, é indicado o uso de máscaras de tratamento, condicionadores e cremes de pentear que sejam liberados para Low Poo e No Poo.
O uso correto dessas técnicas pode trazer resultados incríveis, pois favorecem a curvatura dos cabelos, permitindo que a hidratação seja distribuída por toda a extensão dos fios. Nesse sentido, o investimento para se ter cabelos cacheados saudáveis começa na escolha do shampoo.
Para concluir, é importante se atentar a cada passo deste guia, pois, caso o Low e o No Poo sejam aplicados de maneira errada, em longo prazo, o cabelo pode sofrer com o efeito rebote e causar um resultado indesejado.
Comente com o Facebook