Trend viral tiktok “I’m just a girl”. Foto: StudioKreativa / divulgação istock.
Uma música que viralizou no TikTok foi a responsável por lançar uma tendência que abraçou e criou um novo estilo de vida no universo feminino. Quem está sempre online, com certeza, já se deparou com o famoso refrão “I’m just a girl”, originado de uma música.
Mas o que acompanha a tendência não é somente a música ou o refrão, mas toda a filosofia que essa trend está resgatando. Companheirismo entre mulheres, abraço à feminilidade, dicas de maquiagem, perfumes, livros e tudo da chamada “girlhood”. É como um resgate de coisas e elementos que, por questões de machismo estrutural, eram considerados fúteis e agora voltaram a ser vistos como algo “cool”. E isso é ótimo.
Mas não foi somente a música que puxou essa nova trend. Ela surgiu aliada a outras tendências do universo feminino que se alastraram desde o último ano, como o filme da Barbie, que resgatou todo um mundo feminino e cor-de-rosa.
Em entrevista à Folha de São Paulo, Marielen Santos, analista da Box1824, uma empresa previsora de tendências, explicou o que pode estar por trás disso. Segundo sua análise, trata-se de uma forma de as mulheres se unirem por gostos em comum e derrubarem, justamente, essa visão de que o mundo feminino é frágil e fútil, como uma forma de contornar tudo isso.
“Uma celebração coletiva da feminilidade como antídoto a um mundo onde ser homem e adotar códigos masculinos como demonstração de força e poder não é mais o único caminho possível para demonstrar sucesso”, explicou.
A feminilidade e o mundinho feminino começam a se unir e a ser celebrados. Na trend do “I’m just a girl”, o que mais chama a atenção são as dicas que começam a ser compartilhadas, desde truques de maquiagem até lojas ou marcas. Por exemplo, por meio dessa trend, a pessoa consegue saber qual o melhor tipo de base para sua pele ou qual o review daquela base famosa da Sephora, por exemplo.
Ser jovem – não adulta, mas jovem – começa atualmente a envolver explorar, ser livre, e tudo isso pode ser experimentado com os recursos financeiros de uma pessoa mais velha. Mas as gerações mais novas, como a Z, começam também a ser impactadas e entender que não há nada de errado em explorar seu lado feminino, de estilo e autocuidado, que são os principais pilares que começaram a ser pregados com essas trends.
A feminilidade exaltada na tendência girlie está distante da feminilidade da mulher adulta, tradicionalmente ligada às responsabilidades domésticas, casamento e filhos. Hoje, a feminilidade representa uma forma de expressão pessoal, em que a liberdade e a diversão são priorizadas. Jovens adotam essa tendência para afirmar sua individualidade e criatividade, sem as pressões tradicionais associadas à vida adulta. Isso permite uma redefinição do que significa ser feminina em um mundo moderno e dinâmico.
Agora, as mulheres estão trazendo um novo significado para o que é ser garota ou ser menina, como a própria letra da música já diz. O que antes era um insulto e considerado fútil, que as tirava do foco, se tornou algo prioritário na vida de muitas.
Comente com o Facebook