Alessandra Tucci detalha como optar por perfumes mais quentes e amadeirados no inverno, enquanto recomenda fragrâncias cítricas e frescas para intensificar a sensação de frescor no verão.
Perfumes, colônias e body splashes: são tantas opções e tempos de fixação diferentes que podem gerar uma certa confusão na hora de escolher qual usar. No entanto, você sabia que existem algumas fragrâncias mais indicadas para estações do ano específicas? Segundo a avaliadora olfativa Alessandra Tucci, a interação entre a essência do perfume e o suor da pele intensifica o aroma, tornando algumas notas mais marcantes em temperaturas mais altas.
Alessandra destaca que as recomendações são apenas um ponto de partida, pois a escolha do perfume se torna cada vez mais pessoal e intuitiva. Nosso olfato, segundo ela, age como um guia, nos conduzindo aos aromas que mais ressoam conforme nosso estado emocional e buscando bem-estar e equilíbrio na vida de cada pessoa.
– VERÃO: de acordo com a especialista, o calor intensifica notas adocicadas. Para dias quentes, invista em perfumes com toques de âmbar, sândalo e cítricos. A baunilha, quando em harmonia com notas cítricas, também é uma boa opção. Para garantir a duração da fragrância, é necessário hidratar a pele antes de aplicar o perfume, assim também recomenda-se ter sempre uma miniatura à mão para retoques ao longo do dia.
– PRIMAVERA: é a estação de encontro perfeito com as fragrâncias florais. Peônias, muguet, frésias e a elegância dos florais brancos, como laranjeira, tuberosa e ylang-ylang, se revelam com plenitude, trazendo consigo a promessa de dias mais amenos e um frescor revigorante. Além da beleza olfativa, esses perfumes possuem propriedades terapêuticas que acalmam a mente e elevam o espírito.
– OUTONO E INVERNO: Alessandra afirma que o clima seco e frio pede perfumes mais intensos, como os quentes, amadeirados e orientais. Para ela, os perfumes gourmands, com suas notas doces e especiarias, são a opção mais indicada para esses meses. Vale ressaltar que os aromas de caramelo, chocolate e cacau, por serem menos enjoativos no frio, são ótimos para complementar o guarda-roupa perfumado.
Como escolher o seu perfume?
Há uma certa originalidade aromática única para cada mulher, que se conecta com diferentes notas olfativas e provoca sensações e emoções distintas. Para começar, é possível fazer um teste de personalidade aromática. Existem diversos testes disponíveis online que te ajudarão a identificar quais notas olfativas mais combinam com você.
As fragrâncias se dividem em diversas famílias olfativas, cada uma com suas particularidades. Conhecer quais são as principais te ajudará a ter uma melhor compreensão do universo dos perfumes e a fazer escolhas mais assertivas.
– Flores: Transmitem feminilidade, romantismo e leveza. Jasmim, rosa e ylang ylang são óleos essenciais clássicos dessa família.
– Folhas: Associadas à natureza, frescor e vitalidade. Eucalipto, capim-limão e menta são bastantes utilizados.
– Especiarias: Símbolo de exotismo, sensualidade e mistério. Canela, cardamomo e pimenta são óleos essenciais com notas quentes e intensas.
– Doce: Manifestam charme, conforto e aconchego. Baunilha, chocolate e caramelo possuem notas mais doces e envolventes.
É superimportante experimentar o perfume na pele, considerando que a fragrância se transforma com o calor do corpo e pode revelar nuances diferentes. Outra sugestão é optar por um perfume mais leve e fresco para o dia a dia e por um perfume mais intenso e marcante para ocasiões especiais. Por fim, descubra novos cheiros através de perfumes importados e explore diferentes famílias olfativas.
Comente com o Facebook