Se existem bases, corretivos e hidratantes faciais específicos para cada tipo de pele, por que seria diferente com os protetores solares? Afinal, a formulação de cada protetor solar também influencia no modo como a pele absorve o produto, além da sua durabilidade e fixação diferente em peles normais, oleosas e secas.
A convite da Index Assessoria a médica especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dra. Thais Pepe, trouxe algumas dicas que ajudam na hora de escolher o protetor solar certo para usar no dia a dia. Segundo a especialista o filtro solar é um item indispensável para garantir a saúde da pele e apesar de ser um produto de uso diário – afinal, mesmo longe do Sol estamos constantemente em contato com telas de luzes artificiais que prejudicam a pele, como celulares notebooks e tablets – com a chegado das altas temperaturas do verão, os cuidados com a proteção devem ser redobrados.
Hoje não temos do que reclamar: o mercado está repleto de opções de filtros solares que oferecem cuidados especiais para cada característica específica da pele. Confira as dicas da Dra. Thais Pepe para identificar o seu tipo de pele e então escolher o protetor solar com o efeito, textura e formulação ideal para sua necessidade:
- Protetor Solar para Pele Normal: As sortudas que possuem a pele suave, saudável e com nível de oleosidade controlado são as que tem a pele considerada normal. Para elas são recomendados protetores solares em formato sérum, loção ou spray, pois apresentam maior resistência ao contato com suor e água.
- Protetor Solar para Peles Oleosa: Quem possui excesso de oleosidade no rosto – em especial na chamada Zona T: testa, nariz e queixo – deve dar preferência a protetores solares que não obstruem os poros, como os que são a base de gel, sem gordura ou álcool. Assim, para quem tem a pele oleosa os protetores solares ideais são aqueles mais leves como o gel-creme, o oil free, séruns ou em mousse.
- Protetor Solar para Pele Seca: Entre as características principais da pele seca estão a sua tendência a “ficar repuxando”, seu toque áspero e aspecto seco. Os filtros solares ideais neste caso são, em oposição aos para peles oleosas, aqueles na versão creme e que contenham água e óleo em sua composição. O grande problema da pele seca é que ela está propensa a envelhecer precocemente, portanto o uso de protetor solar diário é imprescindível!
- Protetor Solar para Pele Sensível: As peles sensíveis possuem como principal característica a hiper-reatividade e a intolerância e por isso necessitam de cuidados especiais. Os protetores solares ideais para peles sensíveis são os do tipo loção ou em gel-creme e principalmente neutros, sem perfume, para que regulem a sensibilidade da pele.
“Todos devem reaplicar o protetor solar a cada 2 horas, uma camada espessa, aproximadamente uma colher de chá por cm2, além de usar chapéu com tecido de fotoproteção e óculos escuros. Também é recomendado sempre usar filtros solares com base, pois aumentam a barreira de proteção da pele”, explica a dermatologista Dra. Thais Pepe.
SERVIÇO
Encontrando o protetor solar ideal para seu tipo de pele fica mais fácil fazer da sua aplicação diária um hábito que garantirá uma pele saudável, protegida e ainda mais bonita. Super beijo, Mai.
Comente com o Facebook