* publipost
Você sabia que não é só os universitários que planejam carreira internacional que precisam aprender inglês para obter sucesso na área de Moda? Isso porque estar antenado nas principais tendências fashion é um requisito básico para quem quer se dar bem no setor. Afinal, Nova York e Londres são algumas das principais capitais da moda.
Para facilitar sua vida, neste post estão reunidos 30 expressões em inglês ligadas à carreira Fashion. De palavras básicas as principais profissões passando por jargões do meio. Confira:
Inglês não é disciplina da graduação Design de Moda
Universitários brasileiros já sabem que a matéria Inglês Instrumental não faz parte da grade curricular obrigatória do curso superior Design de Moda. Ou seja, o estudante precisa aprimorar conhecimentos na língua inglesa por conta própria. E para isso, vão algumas dicas:
● Acessar blogs de moda americanos ou britânicos
● Ler revistas especializadas internacionais
● Acompanhar canais de Youtube de fashionistas gringas e marcas estrangeiras
● Seguir no Instagram as principais Maison
● Assistir programas de moda dos EUA e UK na TV. Já os de Paris, Milão e outras capitais mundiais, a dica é mudar o áudio e/ou legendas para inglês.
Expressões em inglês ligadas ao mundo da moda
● Fashion trends: a tradução em português é tendências da moda
● Trendy: é um adjetivo que significa estar na moda
● Old fashionable: fora de moda
● Must Have: peças que todos devem ter porque estão em alta
● It Girl: são mulheres ligadas em moda que têm um estilo próprio e acabam criando tendências como youtubers e blogueiras. No Brasil, também são conhecidas como fashionistas. Exemplos mundialmente famosos são Kendall Jenner, Kim Kardashian e todas as suas irmãs.
● Be fierce: no contexto fashion, significa ser autoconfiante, ter atitude ou até ser poderosa.
Indústria Fashion: alguns termos técnicos em inglês
● Garment Technology: é todo o processo tecnológico de fabricação de roupas e acessórios na indústria têxtil. Pode ser traduzido como Tecnologia do Vestuário e inclui também inovações em materiais e designs.
● Collection: embora a tradução em português seja previsível (Coleção), o profissional de moda precisa saber que o certo é empregar essa palavra ao se referir à parte conceitual. Ou seja, ao conjunto de criações do estilista.
● Time For Prints (TPF): equivale a um ensaio fotográfico de moda no Brasil.
● Stats: é uma abreviação muito usada para se referir ao conjunto de medidas das modelos. As principais são Hips (tamanho do quadril), Waist (comprimento da cintura) e Bust ( tamanho do busto).
● Lab dips: são os samples (amostras) de cores personalizadas que o fornecedor envia para você escolher com base no código escolhido no catálogo ou Pantone.
● Handloom: a tradução literal seria tear de mão. Mas, em moda se refere às amostras que a tecelagem envia para você decidir qual a melhor forma de tecer a matéria-prima para a produção das peças.
● Assortment ou Range: os dois termos em inglês que são sinônimos significam os produtos originados de uma coleção. Portanto é quando a Collection sai do papel e vai parar nas lojas ou e-commerces. Vale lembrar que nos EUA, a palavra Assortment é mais usada e normalmente no sentido de catálogo (quais cores de camisas a marca oferece ao consumidor, quais tamanhos estão disponíveis etc.)..
Principais profissões de moda em inglês
A carreira fashion engloba profissões que vão além daquelas ligadas ao design, arte e produção de moda. Há também os profissionais que atuam na fabricação de produtos. Portanto há profissionais que trabalham na indústria têxtil como o Analista de Laboratório de Moda que pesquisa tecidos (fabrics) e estampas (prints).
● Fashion Stylist: Estilista
● Fashion Designer: Designer de Moda
● Fashion Adviser: Consultor de Moda
● Pattern Maker: Modelista
● Fashion Designer Producer: Produtor de Moda
● Fashion Coordinator: Coordenador de Moda
● Fashion Research Analyst: o cargo é mais conhecido no Brasil como Analista de Pesquisa de Moda e Tendências
● Fashion Lab Analyst: Analista de Laboratório de Moda
● Quality Control Manager: Gerente de Controle de Qualidade
● Apparel Production Manager: Gerente de Produção ou Gerente de Confecção de Vestuário
● Seamstress: Costureira
Diferença entre fashion designer, stylist e pattern maker:
Quem conclui a Graduação de Moda se torna um Fashion Designer que costuma criar coleções para fabricação em larga escala como essas que encontramos em lojas de departamento ou marcas que fabricam suas próprias coleções.
Já quem estuda em cursos específicos de Estilismo exerce a profissão de Fashion Stylist que normalmente cria peças únicas ou exclusivas. Dessa forma costumam atuar em maison de alta costura projetando looks para celebridades. .
O profissional que trabalha como Pattern Maker materializa obras conceituais do designer de moda ou estilista. Ou seja, produz os moldes das peças de acordo com a Collection fazendo assim o conceitual começar a virar produto.
Super beijo, Mai. ♡
————————————-
Me acompanhe também nas redes sociais:
Comente com o Facebook