Os atentos olhares de cool hunters e profissionais da área detectaram um bocado de novos comportamentos e desejos traduzidos em tendências de moda para o verão 2023. Desfiles e campanhas recentes também deram um gostinho do que podemos esperar para a próxima temporada. Spoiler: muitas cores, peças básicas como destaque de looks, sapatos e bolsas exageradas e opulentas, elementos fresh & fun e a continuação do reinado da moda Y2K, apenas para citar alguns…. Ufa!
Ainda que nem todas as peças, cores e modelagens em voga funcionem para nossa rotina e estilo pessoal, para quem gosta de moda, é quase obrigatório espiar de antemão cada umas dessas estéticas. Dentre as muuuitas roupas, acessórios e estilos, separamos 20 tendências para o verão 2023 que prometem bombar por aqui. Continue lendo para conferir e decidir – ou não! – quais você vai usar.
VEJA TAMBÉM: TENDÊNCIAS DE SAPATOS PARA O VERÃO 2023
1. Regatas e peças básicas como tendências para o verão 2023:
Pode parecer estranho falar em básicos como tendências, mas é bem por aí… regatinhas – em especial as caneladas e em modelagem nadador; camisetas e baby looks; camisas de algodão clássicas; blazers de alfaiataria; jaquetas jeans de corte e modelagem minimal; calças de corte reto… Tudo usado junto e de maneira neutra, geralmente deixando destaques para os sapatos, as bolsas ou os penteados do look.
2. A estética Y2K segue seu reinado:
Quem ainda não usou, vai usar. Quem usou e enjoou vai enjoar ainda mais, porque a estética Y2K não deve acabar tão cedo. A moda anos 2000 (e 2010) pegou forte entre os mais engajados com o mundo da moda e promete alavancar de maneira mais massiva na próxima temporada. Resumindo, entre as tendências para o verão 2023, muitas peças de cintura baixa; baby looks com estampas divertidas e de temática teen; presilhinhas e tic-tacs nos cabelos; chinelos flatform; muitas aplicações de strass; estampas de borboletas; maxi-brincos; tattoos fakes (tipo aquelas que vinham em chicletes… quem lembra?); jeans + jeans; saias longas básicas e de malha; entre outros… Um belo mix entre tudo que era moda entre os anos 2000 e 2010.
3. Biquínis em looks urbanos:
Usar tops de biquíni como croppeds é uma maneira inteligente de levar a moda beachwear para o dia a dia, em looks e espaços urbanos. A tendência pede por um visual mais sofisticado, geralmente mixando o tecido mais informal dos biquínis com materiais como paetês, tecidos e cortes de alfaiataria, crepes, acetinados, jacquards...
4. Plumas e mais plumas:
As plumas não emplacaram como se esperava no inverno passado, mas já pudemos observar salpicos delas em detalhes de mangas de camisas e camisetas, croppeds e barras de calças wide leg. A aposta é que a tendência persista até o verão 2023 e que a moda pegue de vez. Será?
5. Ame ou odeie: os jeans de cintura baixa estão de volta!
E não só os jeans, tá? Mas também as calças em demais materiais. A tendência é polêmica e traz em pauta o favorecimento já antigo da moda por corpos magros. Mas, em uma busca entre as influenciadoras de moda midsize e plus size, em especial as gringas, é possível ver que algumas já aderiram ao estilo. Tá aí uma tendência que, talvez, possa levar a debates interessantes sobre corpo, autoestima de despadronização. Tomara!
6. Muito pink na estética Barbiecore:
É a Barbie que ama moda ou a moda que ama a Barbie? Difícil decidir vide os lookinhos sempre fashionistas da boneca em suas dezenas de hobbies e profissões, mas também as mil-e-uma coleções de estilistas, grifes e fast-fashions lançadas com esta temática – Barbie x Moschino e Barbie x Balmain para citar algumas.
Os tons de rosa estão bombando desde o desfile de outono-inverno 2022 da Valentino inteiramente em looks com um tom bem característico e intenso de pink – o agora chamado de rosa-Valentino. Mas, é claro que a temática veio à tona com maior intensidade e de maneira massiva após os primeiros looks do filme da Barbie, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling , e com estreia para 2023. Resultado: muito, muito pink por aí em uma estética bem patricinha, acessórios divertidos, muitos frufrus, plataformas bonecas, brilho, strass e extravagâncias.
7. Color blocking com as tonalidades do ano:
E o color blocking da vez não podia ser diferente: criado com peças nas cores que são tendências para o verão 2023. Rosa Valentino, azul bic, verde pistache, verde Bottega, azul Tiffany, azul cerúleo e o laranja mais intenso, para citar algumas. Aqui a dica é usar roupas sem estampas e em modelagens mais retas, clássicas e minimalistas.
8. O preppy repaginado:
Olha ele de novo aí! Gravatinhas, saias plissadas usadas com blazers, camisas croppeds fechadas até o último botão, mocassins com meias, tiaras, xadrezes, cardigãs curtinhos…. Pense no visual college de Rebelde, Gossip Girl e Meninas Malvadas – um alô, novamente, aos anos 2000! É bem por aí!
9. Peças cut out:
Vestidos, tops e blusas com recortes estratégicos são ideais para quem quer destacar ombros e colo, além de trazer leves pitadas de criatividade ao look. A tendência faz parte de um movimento da moda que evoca o sexy, ainda que fugindo dos conceitos mais óbvios do estilo, como é o caso das transparências, dos decotes exagerados e das fendas.
10. Na contramão, a estética Indie Sleaze:
A moda costuma caminhar por estéticas opostas para criar contraste e agradar diferentes comunidades. Assim, de um lado temos tendências para o verão 2023 que são coloridas, delicadas e focadas no brilho e, do outro, temos estéticas mais “pesadas” como a Indie Sleaze. Pense no emocore dos anos 2000-2010, na estética de fotos Tumblr, makes e cabelos mais desgrenhados e em musas da época que carregavam o visu hipster, como é o caso da Kesha e da Taylor Momsen.
Para esta temporada a dica é adaptar o estilo de maneira menos literal, apostando em detalhes como olhos esfumados, peças metalizadas, xadrez quadriculado e botas western e várias peças pretas em um mesmo look – lembrando sempre de variar texturas e tecidos para manter a produção interessante.
11. Muito crochê, tricô e apelo handmade!
Vestidos e tops de crochê são dos must-have da moda do verão 2023. Eles trazem uma vibe mais natural, delicada e criativa ao look. Para quem pende para o estilo moderno – mas, ainda assim, quer investir na tendência handmade – a dica é arrematar as peças de trabalho manual com itens e materiais com apelo urbano: jeans, sarjas, couro, peças de alfaiataria, tênis e botinhas.
12. Conjuntinhos como uma das apostas de tendências para o verão 2023:
Conjuntinhos trazem pitadas divertidas aos looks – além de serem opções fáceis, porém super estilosas, em dias que estamos com pouco tempo para elaborar um look legal. Afinal, a combinação já vem prontinha para ser usada!
13. Saias longas – básicas e justinhas:
Sim, de um lado as minissaias estão, de fato, de volta – e não qualquer mini, mas aquelas minúsculas, sabe? Estilo as microssaias da Miu Miu. Maaas, como a moda ama brincar com opostos e contrapontos, as saias longas também estão em voga, em especial estas básicas, de malhas e mais ajustadas ao corpo. Inclusive, esta estética baby look + saia de malha longa + flatforms é uma das queridinhas da vez.
14. As batas também retornaram como tendências para o verão 2023:
Já que a nostalgia pelos anos 2000 virou tendência, quem aí se lembra das batas usadas com calças de cintura baixa e tamancos nos pés? Esse visual Y2K também estará em alta nas próximas temporadas e a peça, apesar de ser motivo de muitas torções de nariz por aí, é bastante confortável e gostosa de ser usada em dias quentes.
15. Minissaias acetinadas para quem ama um look chiquezinho:
As minissaias de cetim também seguem com seu favoritismo para os dias de altas temperaturas. Em especial as em tons vibrantes e intensos: pink Valentino, verde Bottega, azul bic e laranja neon.
Vale arrematar a peça com camisas de algodão e blazers estruturados para um visual chiquezinho e equilibrado; ou, ainda, com camisetas com estampas fun, tênis e jaquetas jeans para uma proposta urbana e descolada para o dia a dia.
16. Os polêmicos tamancos plataformas:
E não apenas os tamancos em solados robustos, mas plataformas pesadas e imponentes em chinelos, sandálias de todos os tipos, tênis, mocassins, slides… Não vai ser tão fácil assim escapar delas este verão, tá?
17. Alfaiataria fresh & fun:
Pense em blazers e calças ou shorts estruturados e em cortes retos e precisos. Agora troque seus tecidos tradicionais por linhos, viscoses e materiais leves, naturais e que permitam que o corpo respire ao longo do dia. Ah, e esta nova alfaiataria de verão é mais divertida e apresentada em tons vibrantes e intensos.
18. Calças bailarina: elas também estão de volta!
Quem não se lembra da febre das calças bailarina? Feitas principalmente em malhas estruturadas, são modelos de calças bem justas no quadril e larguinhas na barra.
Pois é, mais uma vez as peças da estética Y2K dominando as tendências do verão 2023. Das vantagens da calça está o seu conforto extremo, suas várias possibilidades de uso e composés, além de ser uma peça que desenha o corpo de maneira sexy, porém delicada e sutil.
19. Corsets, amarrações e o novo sexy…
Além dos cut out tops, os corsets, os croppeds tomara-que-caia e as amarrações compõe o novo conceito de sexy do verão 2023. E estes elementos vêm, geralmente, arrematados com peças mais estruturadas ou folgadas, para trazer contraponto e apelo fashionista.
20. Muito, muitooo brilho nos looks do verão 2023:
E de TO-DOS os tipos, tá? Metalizado prata, dourado, colorido; aplicações de strass; peças com fios de luréx; acetinados; paetês para o dia a dia…. Lembrando que, para a estética funcionar, é válido arrematar as peças brilhosas com peças neutras, sóbrias e de aspecto mais pesado e urbano. Peças de alfaiataria, botinhas, itens em jeans e sarjas e blazers e camisas sociais podem ser ótimas opções para os composés.
Mainá Belli
Me acompanhe também nas redes sociais:
Comente com o Facebook