Além do visual, optar por materiais resistentes evita novas obras e gera economia futuramente. Afinal, quais são os revestimentos mais duráveis para colocar em casa?
Realizar uma reforma ou construir uma casa são funções que demandam tempo, recursos e muitas decisões. As escolhas feitas durarão por algum tempo e farão parte do dia a dia daquele lar.
Escolher um visual que agrade aos donos é muito importante, afinal, cores, por exemplo, podem ser responsáveis por definir a amplitude de um cômodo – cores claras dão sensação de amplitude, enquanto cores escuras tornam cômodos mais fechados e escuros – ou até mesmo o humor da casa. No entanto, por ser uma grande mudança, a reforma precisa contar com materiais duráveis, que resistem à rotina e ao tempo.
O piso da casa, por exemplo, é um dos revestimentos utilizados em maior quantidade em uma obra, afinal, ele será responsável por cobrir grande parte da casa e estará em quase todos os cômodos. Além disso, o piso deve ser ainda mais resistente que outros materiais escolhidos, afinal, ele será arranhado por móveis, sapatos, utensílios diários e deve suportar maior peso e pressão.
Optar pelo tipo de piso durante uma reforma ou construção pode ser uma decisão desafiadora, dada a vasta gama de opções disponíveis no mercado. Antes de tomar uma decisão como essa, é crucial considerar as características do ambiente onde o material será instalado, como o nível de tráfego, exposição a condições climáticas adversas como chuva e umidade, entre outros fatores.
Além da estética, é fundamental levar em conta aspectos como o Índice de Resistência a Abrasão (PEI), capacidade de absorção de água, resistência a manchas, arranhões, produtos químicos, entre outros. A seguir está uma lista dos revestimentos com melhor durabilidade no mercado.
Pedras sinterizadas:
As pedras sinterizadas são fabricadas a partir de partículas de rochas naturais misturadas com agentes aglutinantes, resultando em uma superfície menos porosa e altamente resistente ao calor, umidade, arranhões e impactos. Algumas marcas disponíveis oferecem uma variedade de cores e texturas para atender às preferências individuais, sendo uma escolha durável e esteticamente atraente.
Piso cerâmico:
Versátil e popular, o piso cerâmico é reconhecido por sua variedade de texturas e cores, além de ser fácil de limpar e resistente à água e bactérias. Disponível em diversas opções de preço, é uma escolha comum para espaços residenciais e comerciais. Sua instalação é fácil e exige pouca manutenção.
Porcelanatos:
Uma escolha popular em revestimentos nos dias de hoje. Os porcelanatos são disponíveis em versões polidas ou naturais, também oferecem opções antiderrapantes ideais para áreas como banheiros. Apresentam notável resistência à abrasão, longa vida útil, ampla variedade de tons, texturas e tamanhos.
Por oferecerem bom custo-benefício aliado a uma grande variedade estética, os porcelanatos constituem uma das principais escolhas para casas e apartamentos. Com a opção do porcelanato é possível até mesmo ter um piso imitando madeira de baixa manutenção e alta durabilidade, o que não seria proporcionado pelo material original.
Mármores e granitos:
Os mármores e granitos são opções de revestimento mais sofisticadas, conhecidas por sua dureza e resistência à abrasão superiores aos revestimentos cerâmicos e porcelanatos, o que justifica seu preço mais elevado. As vantagens incluem a durabilidade do mármore, enquanto o granito destaca-se pela sua baixa porosidade e impermeabilidade, facilitando a limpeza e prevenindo o aparecimento de mofos e manchas.
Comente com o Facebook