Looks de Alfaiataria de Verão - Tendências Moda de Trabalho
Moda

Alfaiataria de verão: descubra os encantos desta tendência

Tendências de Moda: Como Usar Linho Verão 2019
Moda

O tecido que você vai amar neste verão!

Compras Online

Planner 2019 para download + agenda – três opções lindas para imprimir ♥

Paletas MAC Girls Rockin’ Rebel, Mischief Minx, Fashion Fanatic, Basic Bitch, Prissy Princess e Power Hungry - Paletas de Sombras + Iluminador
Beleza

Tudo sobre a nova coleção de paletas M.A.C Girls!

Casa Salon Line Maina Belli
Beleza

Minha Experiência na Casa Salon Line: dois dias incríveis gravando com pessoas inspiradoras

abr 28, 2016

Coleção Ronaldo Fraga – Desfiles SPFW 41

Moda Tendências de Moda Tendências Primavera e Verão

Ronaldo Fraga é meu estilista brasileiro favorito e as razões para tal afirmação são muitas: suas coleções são sempre riquíssimas em detalhes, sempre engajam temas sociais e contemporâneos que precisam de visibilidade, as peças são cheias de brasilidades que vão muito além dos ares tropicais e os desfiles vêm, em geral, cheios de representatividade. É tudo tão autoral que basta olhar para suas peças para saber que foram idealizadas por ele.

Ainda não foi nesta São Paulo Fahion Week que pude assistir o desfile de Ronaldo Fraga no evento, mas é claro que não deixaria de dar meu pitaco sobre a coleção intitulada Re-Existência do estilista mineiro.

Ronaldo Fraga – Primavera e Verão 2017

SPFW Ronaldo Fraga Primavera Verão 2017

SPFW Ronaldo Fraga Primavera Verão 2017

Foto: Divulgação

Re-existência nasceu da inspiração de Ronaldo Fraga na luta dos refugiados das guerras – cinco dos modelos que desfilaram para a coleção são, de fato, ex-refugiados que encontraram no Brasil um abrigo. A ideia do estilista era trazer para a moda a ideia da resistência contra uma onda de intolerância das diferenças religiosas, raciais, sociais e políticas que tomam parte da população mundial.

Muitos azuis aparecem nas peças da coleção em referência ao mar Mediterrâneo, flores e grafismos multicoloridos estampam vestidos longos e delicados e trabalhos em patchworks e tramas representam o DNA da grife. Listras em vários sentidos ganham cores quentes e retratos são pintados em túnicas de shape amplo de maneira poética e delicada. Tudo tão poético!

SPFW Ronaldo Fraga Primavera Verão 2017

SPFW Ronaldo Fraga Primavera Verão 2017

Foto: Divulgação

Deixo com vocês o release oficial da coleção de Verão 2017 de Ronaldo Fraga:

“À primeira vista um pingo manchando o azul profundo do Mar Mediterrâneo. Para o emaranhado humano que forma essa mancha, o azul é a cor do inferno. Muitos barcos abarrotados de pessoas não chegam ao seu destino final. Nesta nova onda migratória, a Europa recebeu mais de um milhão de refugiados no ano passado, número já ultrapassado nos três primeiros meses desse ano. São pessoas fugindo de guerras civis, étnicas ou religiosas. Aos olhos de quem vê mas não enxerga, os refugiados são apenas “os eles do lado de lá”.

Ignoramos o novo movimento mundial onde conflitos rompem fronteiras e se estendem como água densa correndo para o mar e chegando rápido demais aos nossos pés. Sob o choque desse movimento a união européia corre o risco de se desintegrar e se desconstruir. A extrema direita tenta barrar essa corrente alegando a necessidade de se preservar o perfil cultural, religioso e histórico da Europa. Todas as tentativas têm sido em vão frente a enorme panela de pressão que está para explodir.

E o que a moda tem a ver com isso? Documento eficiente como registro de um tempo, a moda tem diferentes faces e formas para se registrar uma estória e a que desde sempre me seduz é a face politico-cultural desse fascinante vetor de comunicação e consumo criado pelo homem. No computador amplio as imagens dos barcos-túmulo, procurando ali o indivíduo e os mastros de esperança que o sustenta. Com o zoom, o ocre desaparece revelando flores e grafismos multicoloridos impressos em vestidos, calças e camisas. De perto todo sujeito é uma estória particular. Aqui a roupa é casa, é abrigo, é memória, é país. Aqui a roupa é a única herança de sua terra e elemento da identidade cultural que o manterá de pé. Aqui a roupa é também uma arma de “re-existência”.

Moda e arte são instrumentos que conseguem lançar luz sob poesia insuspeita em terreno árido. A intolerância que gera essa aridez não é privilégio dos países de lá. Ela se espalha como uma nuvem espessa sobre todo o mundo. São tempos perigosos. Nesse momento somos todos refugiados. Na viagem dessa coleção, me guiei pela literatura renitente do moçambicano Mia Couto e a do angolano Valter Hugo Maē. E é do angolano esse alento: “não sei se a arte pode nos salvar, mas tenho a certeza de que ela pode nos conduzir ao melhor que há em nós para que não nos desperdicemos na vida.” – Ronaldo Fraga. <3


FICHA TÉCNICA – RONALDO FRAGA  VERÃO 2017
Concepção Geral: Ronaldo Fraga
Direção de Desfile: Roberta Marzolla
Beleza: Marcos Costa
Produção Executiva: Ivana Neves
Superfícies Têxteis: Virginia Domingos/ Rodrigo Baba
Design Gráfico: Bruno Ianni
Direção Musical: Ronaldo Fraga e Felipe Cunha
Vídeo: Marcelo Belém
Acessórios: Aramez
Crochet: Trama Ateliê
Tricôs: Ana Vaz
Assessoria de Imprensa: Namídia Comunicação


SPFW Ronaldo Fraga Primavera Verão 2017

Foto: Divulgação

Morro de amores! Ah, sou fã assumida mesmo, haha. <3

Bisous, Mai.

Posts relacionados à esse que você leu

Comente com o Facebook

Deixe seu comentário

1 Comentário

  • Rosa Lauren
    28 abr 2016

    SHoW! <3 Bjs Bjs