Nostalgia. Definição: Sentimentozinho que faz o coração apertar um tanto forte – amassando-o às vezes, beijando-o em outras.
Tem super poderes. Te faz voltar no tempo instantaneamente, um mês atrás, dois anos, três décadas. Vem acompanhado de ícones retrô como fotografias amareladas, filmagens antigas, cartinhas da época de colégio. Acompanha também a evolução tecnológica: mensagens no celular, comunidades no Orkut, conversas no Facebook.
Tem o poder também de te arrancar lágrimas de saudade. Te pega de surpresa e afasta situações do agora buscando explicações no que já passou. Te faz implorar por um abraço (muito forte, sempre forte). É sempre tão intensa; traz um imenso desejo do passado para o presente.
Costumam relacionar a nostalgia à melancolia ou à depressão, mas tem gente que, assim como eu, gosta dela. Gosta dessa profundidade de sentimentos pois, refletir sobre o que passou, te faz enxergar sobre o que é a sua vida neste momento. Tuas escolhas, o que fica, quem fica. Por que ficam?
A nostalgia faz isso, mistura tudo dentro da gente sem nem explicar o porquê. Te apunhala, te joga, te sangra, te vira do avesso e revira, mas também te beija, te envolve, te segura, te abraça. Muito forte, sempre forte.
Mainá Belli
Comente com o Facebook