Apesar do trabalho na área de moda estar longe de ser o glamour que aparenta, este universo é sim envolvente e traz um leque de oportunidades de carreira. Quem tem o sonho de atuar nesse mercado, assim como em qualquer outro, precisa se profissionalizar – seja com uma graduação, uma pós-graduação, cursos livres ou workshops. Além disso, ir em eventos que proporcionem um bom network, ler revistas e, claro, estudar muito através de livros de moda também são passos essenciais da área.
Dentro os diversos segmentos de livros estão aqueles que contam sobre a história da moda brasileira e mundial; sobre as tendências da moda; conceitos de styling; marketing de moda; entre outros. Ah, e livros sobre a história da arte e do design também são ótimos para referências – e aquela dose extra de conhecimento que nunca é demais, né? Dá uma espiada a seguir em alguns dos melhores livros de moda para quem quer trabalhar na área e já seleciona desta listinha suas próximas leituras do ano.
De história à design de moda: 5 dos melhores livros de moda para se profissionalizar
1. Livro “Moda: uma Filosofia” de Lars Svendsen: leitura obrigatória em qualquer graduação ou curso de moda. O autor disserta nesta obra sobre fatos históricos, sociais e filosóficos e os relaciona com a moda, a linguagem, a arte e o consumo.
Este clássico é encontrado para venda na Martins Fontes Paulista, uma das mais completas livrarias, com mais de 250 mil títulos para pronta-entrega, incluindo livros de moda dos mais variados segmentos. Dentre suas facilidades de compra estão o frete grátis para todo Brasil e parcelamento em até 4x sem juros. Vale muito a pena checar o site e conferir mais títulos.
2. Coleção “50 Ícones que Inspiraram a Moda” de Paula Reed: uma série incrível que conta com 5 livros com fotografias de moda e beleza nada óbvias que definiram o panorama e o conceito da moda do século XX.
A coleção vai dos anos 50 aos anos 90 e cada um dos livros traz referências contextualizadas trazendo informação de um jeito leve e que enche os olhos.
3. Livro “Moda com Propósito: Manifesto pela Grande Virada” de André Carvalhal: um livro que questiona o consumo desenfreado de peças e tendências e reflete sobre a importância de uma moda com propósitos e valores como a sustentabilidade, comércio justo e consciência cultural e social.
Outros livros de André Carvalhal que são excelentes fontes de conhecimento de mercado são: “Viva o Fim: Almanaque de um Novo Mundo”; “A Moda Imita a Vida: Como Construir uma Marca de Moda” e “Como Salvar o Futuro: Ações para o Presente”.
As quatro obras citadas também estão disponíveis na livraria Martins Fontes Paulista.
4. “Enciclopédia de Desenho de Moda”. Vários Autores: um livro excelente para quem deseja atuar como estilista/designer de moda. Ele traz desenhos de figuras humanas em movimento, além de técnicas para aperfeiçoar croquis e as formas, texturas, tecidos e estampas do desenho das roupas.
5. Livro “Moda Ilustrada – Pinturas, Croquis, Estampas e Desenhos que contam a evolução do vestuário no Brasil”: e que tal se aprofundar na moda do Brasil? Este livro é um excelente arquivo textual e imagético para quem quer se aprofundar no assunto. Ah, e o melhor, o livro conta com textos da jornalista Maria Rita Alonso e prefácio de Ronaldo Fraga – um dos estilistas brasileiros que mais valoriza a cultura do país, sem estereótipos e com muita inovação.
Além deste livro de moda, no site da Martins Fontes Paulista está disponível um livro que traz a história do estilista através de seus croquis e referências: “Ronaldo Fraga: Caderno de Roupas, Memórias e Croquis”. Vale a leitura!
+ 12 dos melhores livros de moda para atualizar o repertório:
1. “O Ciclo da Moda”, de Erika Schmid e Marta Kasznar Feghali.
2. “O Império do Efêmero”, de Gilles Lipovetsky.
3. “História da Moda no Brasil: das Influências às Autorreferências”, de João Braga.
4. “Fundamentos do Design de Moda: Styling de Moda” de Jacqueline McAssey e Clare Buckley.
5. “Moda e Arte: Releitura no Processo de Criação” de Dinah Bueno Pezzolo.
6. “Tecidos: História, Tramas, Tipos e Usos” de Dinah Bueno Pezzolo.
7. “Marketing de Moda” de Harriet Posner.
8. “Moda e Sustentabilidade: Design para Mudança” de Kate Fletcher e Lynda Grose.
9. “História do Vestuário” de Carl Kohler.
10. “Consumo de Moda: a Relação Pessoa-Objeto” de Ana Paula de Miranda.
11. “A Moda do Século XX” de Valerie Mendes e Amy de La Haye.
12. “A Moda da Década: 1920, 1930 e 1940” de Charlotte Fiell.
Um beijo, Mainá.
Comente com o Facebook