Ainda que parte da moda atual caminhe para looks mais luxuosos e imponentes, vamos combinar que, para o dia a dia, o que funciona de verdade são os composés que nos permitem transitar de um compromisso para outro de maneira prática e flexível – e sem deixar o quesito “estilo” de lado, claro.
Tá aí o porquê da moda casual ser sempre opção certeira: ela é informal, descomplicada e funciona nas mais diversas ocasiões. Afinal, em um mundo que precisamos resolver um milhão de tarefas no menor tempo possível, luxo é sentir-se confortável e, ainda assim, adequada e com o lookinho em dia.
E moda casual não é sinônimo de looks sem graça, viu? Roupa básica e prática – SIIM! – mas com bossa e pitadas de truques de styling também. Entre as várias opções de roupas e acessórios da vez, essas 5 tendências de moda feminina casual a seguir são as que prometem durar por várias e várias estações – e temos 8 looks pra lá de estilosos que confirmam a teoria. Continue por aqui para conferir!
5 tendências de moda feminina casual para usar por muitas e muitas temporadas:
1. PEÇAS FITNESS PARA O DIA A DIA: já que praticidade combina com o DNA descontraído da moda casual, nada melhor que uma tendência que leva roupas esportivas para o dia a dia, né? Uma trendy que definitivamente veio para ficar! Escolha perfeita para quem precisa ir de uma reunião informal para a academia; ou da academia para um compromisso diurno mais relax.
Aqui a dica é criar um estilo hi-lo entre peças esportivas X peças urbanas. Leggings pretas ou neutras funcionam muito bem com camisas oversized ou terceiras peças estruturadas como blazers, trench-coats e jaquetas motorcycle. Os shorts boxer soltinhos e pouco curtos também podem ser boas opções; além dos tops de ginásticas que, dentro desta tendência, fazem a vez de croppeds. Ah, e é claro que não poderíamos deixar de mencionar os tênis esportivos, um dos favoritos entre as fashionistas.
2. ATH-FLOW: das vertentes da moda feminina casual, a ath-flow é mais uma das tendências que não tem data de validade. O mix entre os termos “athleisure” (atletismo) e “flow” (fluir) resultou em uma moda leve, fluida, com peças extremamente confortáveis e que permitem mobilidade e flexibilidade. Nada muito justo ou marcando a silhueta. Basicamente um upgrade do lougewear, com pitadas de informação de moda e styling aprimorado.
Para se aventurar na onda ath-flow opte por itens como camisas alongadas, conjuntinhos de moletom, calças folgadas, vestidos minimalistas e esvoaçantes, alfaiataria oversized e elásticos ou amarrações que substituam zíperes e botões. Pense, principalmente, neles: os tecidos fáceis de lavar e de passar – ou ainda naqueles que nem precisam do uso de ferros.
3. SLEEPWEAR PARA O DIA A DIA: ainda que algumas camisolas e pijamas sejam dignos de looks do dia perfeitos, quase nunca é aceitável sair de casa usando apenas roupas de dormir. Maaas, a boa notícia para quem ama peças confortáveis, é que com alguns truques de styling é possível levar alguns destes itens para as ruas de maneira adequada e estilosa. Essa é, inclusive, uma das principais tendências de moda feminina casual da vez: a combinação de peças do universo sleepwear com peças urbanas.
Na prática esse estilo funciona com um mix de peças estruturadas, em tecidos mais sofisticados e urbanos, com peças em materiais leves, maleáveis e confortáveis.
Os slip dresses – que nada mais são que camisolas alongadas, menos decotadas e transparentes – são peças-chave da tendência. Vale combina-los com jaquetas e blazers ou usa-los por cima de camisas de alfaiataria, criando uma sobreposição pouco óbvia, mas muito interessante.
E, já parou para pensar em robes usados como kimonos no dia a dia? Não só é possível como mais uma maneira de levar um pedacinho do homewear para as ruas. O cetim é um dos tecidos em alta esta temporada, então escolher looks com peças de brilho acetinado pode ser uma estratégia interessante de elevar composés trazendo informação de moda atual.
4. UPGRADE DO BÁSICO: Pense em roupas básicas do armário feminino: camisetas minimalistas, camisas de alfaiataria, calças neutras e de corte reto e um bom par de jeans. Traduzidas como tendências casuais atemporais, estas peças, fáceis de usar e combinar, ganham upgrade através de truques de styling.
Quer dicas de como colocar a trendy em prática? Então imagine maneiras de elevar o uso destes básicos: blusas de gola alta combinadas com colares imponentes ou maxi-brincos; calças jeans com barras dobradas; e calças de alfaiataria com cintos coloridos ou estampados. Looks casuais dignos de aplausos!
Vale ainda optar por camisetões oversized usados com acessórios de destaque e sapatos e bolsas com informação de moda. Ah, e a camisa social alongada é atualmente a terceira peça favorita do streetstyle: fica ótima com calças, saias, shorts e até mesmo com vestidos e macaquinhos. Uma tendência para botar a criatividade para trabalhar e multiplicar os lookinhos.
5. CALÇAS WIDE LEG: as favoritas da geração Z aos poucos têm se tornado destaques nos guarda-roupas de mulheres de todas as gerações. Estão ainda mais democráticas, ganhando status de “atemporais”.
E sabe por que as calças jeans modelagem wide leg ganham pontos extras entre as tendências de moda feminina casual? Por que elas são muito, muitooo confortáveis! Soltinhas desde as coxas, permitem movimentos, não grudam no corpo e garantem bem-estar durante seu uso. Uma escolha de peça perfeita para aderir ao estilo informal todos os dias, transitando entre os variados ambientes.
Mainá Belli
Me acompanhe também nas redes sociais:
Comente com o Facebook