Cores, acabamentos, móveis e objetos decorativos são alguns dos elementos que influenciam na decoração de um ambiente ou do espaço como um todo. De tempos em tempos surgem novos recursos ou inspirações que nos fazem querer redecorar alguns cantinhos da nossa casa – as tais das tendências de décor – causando o sentimento de pertencimento e acolhimento que buscamos ter onde moramos.
A boa notícia para quem ama agregar novos elementos arquitetônicos ou de design de interiores é que as tendências de decoração dessa temporada são, no geral, fáceis de inserir em cantinhos, paredes ou objetos decorativos. Fique com cada uma delas e inspire-se na hora de elevar o estilo da sua casa ou apartamento este ano.
1. SLOW LIVING – tendências de decoração
O slow living é um estilo de vida que pede pela desaceleração, refletindo em uma rotina equilibrada, com pausas e maior qualidade de vida. Na decoração este estilo reflete na construção de cantinhos focados no descanso e bem-estar. Pode ser um espaço zen, com foco na meditação e autoconhecimento; um cantinho para ioga e alongamentos; um cantinho da leitura; um espaço que funciona como um refúgio para refletir, tomar um bom café ou vinho…
Na prática, elementos como poltronas confortáveis, almofadas e tapetes, redes, cadeiras de balanço, livros, incensos e flores plantas para dentro de casa são itens funcionais para seguir esta tendência. Espaços aconchegantes, cores quentes e materiais naturais como o linho e a madeira.
2. FORMAS ORGÂNICAS
Formas orgânicas e arredondadas aparecem esta temporada em móveis como cadeiras, poltronas, ilhas de cozinha, mesas, racks e aparadores. Mas, também em objetos de decoração: espelhos assimétricos, luminárias, tapetes, cestos e vasos. Esta tendência em curvas vêm para complementar o estilo slow living, já que as formas orgânicas tendem a deixar a decoração suave, dinâmica e ainda mais aconchegante.
3. MÓVEIS MULTIUSO E ÁREAS FLEXÍVEIS
As áreas e móveis das nossas casas pedem cada vez mais por versatilidade, flexibilidade e multifuncionalidade. Isso, porque apesar de já estarmos em um período considerado pós-pandemia, muitas empresas adotaram sistemas híbridos de trabalho ou ainda 100% remotos. Além disso, há uma tendência em novas construções de estúdios, kitnets e apartamentos pequenos, exigindo ainda mais uma integração dos ambientes de forma inteligente, versatilidade em móveis e otimizar espaços para garantir fluidez e praticidade na rotina.
Assim, é preciso espaços que mesclem ambiente de trabalho, atividades de lazer e afazeres do dia a dia: mesas e cadeiras dobráveis; bancos que também funcionem como apoio para objetos; estantes aéreas; bancos com baú; luminárias móveis; entre outros.
4. PAREDES COM DECORAÇÃO CRIATIVA COM TINTAS
Uma das tendências de decoração da vez é a utilização de pinturas em formas de arcos, círculos ou formas orgânicas para complementar e trazer cor à paredes ou espaços simples. Vale ainda pintar meias paredes, pintar apenas o teto ou apenas uma faixa vertical. Aqui o que manda é apenas a criatividade, já este é um tipo de decoração simples, acessível e que pode transformar por completo o ambiente.
VEJA MAIS: DECORAÇÃO CRIATIVA DE PAREDES COM TINTAS
5. SUSTENTABILIDADE
Para expandir o conceito do slow living, a sustentabilidade é também tendência na decoração – e promete perdurar ao longo das próximas décadas. Afinal, cuidar do planeta está além do bonito ou funcional, é uma necessidade.
Dentro do conceito entram a reutilização de móveis antigos, a busca por peças eco-friendlys e em materiais de alta durabilidade e que não causam impactos negativos na natureza.
6. URBAN JUNGLE E FOCO NO NATURAL
As urban jungles ou selvas urbanas seguem como tendências em casas e apartamentos este ano, sendo uma excelente alternativa de conexão com a natureza mesmo em dias corridos – além, claro, da melhora da saúde mental e qualidade de vida. Pequenas hortinhas, jardins verticais e plantas suspensas ou em prateleiras aéreas são opções perfeitas para espaços pequenos .
Para complementar a tendência, há ainda o foco em materiais naturais nos móveis ou na decoração: palha, juta, sisal, ratã, linho, entre outros.
7. BAR E CANTINHO DO CAFÉ
Criar cantinhos de lazer dentro do próprio apartamento se tornou uma tendência que não exige tanto investimento ou espaço, mas garante o happy hour e momentos para confraternizar e receber amigos.
Organize o cantinho do café com cafeteiras, xícaras decoradas, potes com cápsulas ou pó de café, além de placas ou quadros temáticos. As sugestões para o barzinho são, claro, suas bebidas favoritas, garrafas decorativas, taças e copos para shots e, para quem tem mais espaço, uma adega de vinhos e um frigobar complementam o décor.
Mainá Belli
Me acompanhe também nas redes sociais:
INSTAGRAM | MIDSIZE LOOKS | PINTEREST
Comente com o Facebook