Biotipos corporais: o termo utilizado para descrever as características corporais e físicas de uma pessoa
Biotipo corporal é um termo utilizado para descrever e determinar qual é o formato e tipo do corpo físico de uma pessoa. Esta formatação pode ser influenciada pelos mais variados fatores, entre eles metabolismo, composição óssea, massa corporal, gordura e estilo de vida que a pessoa leva.
Existem três categorias de biotipos corporais. Estas, por sua vez, foram criadas em 1940 pelo psicólogo norte-americano William Herbert Sheldon. Essas categorias são: endomorfo, mesomorfo e ectomorfo. O biotipo corporal de uma pessoa é determinado por sua genética e, como tal, não pode ser alterado. No entanto, é possível modificar as características físicas através da adoção de uma dieta adequada e da prática regular de exercícios.
Sabendo o biotipo, dietas saudáveis e uma rotina de treino podem ser melhores adaptadas para alcançar todos os objetivos da pessoa, além de respeitar os limites impostos pelo corpo.
Como são os endomorfos?
O biotipo endomorfo é o mais comum ao se tratar de pessoas mais baixas. O corpo tem um formato mais oval, com uma tendência maior a um acúmulo maior de gordura abdominal e na parte dos quadris. Geralmente, são pessoas com um metabolismo mais lento. Pessoas com um corpo endomorfo têm como uma boa característica a tendência a ter uma estrutura óssea forte e uma base mais sólida.
Um corpo endomorfo também tende a um acúmulo maior de energia, o que pode ajudar bastante principalmente na inclusão de exercícios aeróbicos em um plano de treinos.
Características dos mesomorfos
No caso dos mesomorfos, os corpos que se enquadram neste biotipo são mais magros, que se caracterizam bastante por uma estrutura muscular mais proeminente, com ombros largos, cintura estreita e baixo nível de gordura corporal.
Com um metabolismo mais rápido, há uma facilidade maior para hipertrofia muscular, caso haja uma rotina de exercícios baseados em musculação e uma dieta que seja mais rica em nutrientes e proteínas.
Biotipo ectomorfo
Por fim, o biotipo corporal ectomorfo tem como características principais um corpo mais magro e mais alongado. Em métodos de comparação, o formato corporal se assemelha bastante a um retângulo. Frequentemente, indivíduos desse biotipo apresentam um metabolismo naturalmente rápido, o que facilita a perda de peso. Porém enfrentam desafios ao tentar aumentar o peso e a massa muscular, como a hipertrofia.
Saber qual o biotipo corporal é de extrema importância. Isso porque, desta forma, as orientações sobre dietas, exercícios físicos e um estilo de vida mais saudável conseguem ser mais precisas, ajudando até mesmo em uma adaptação melhor da rotina para buscar resultados melhores ainda.
Comente com o Facebook